top of page

ESTUDO MICROBIOLÓGICO

A IMPORTÂNCIA DA MICROBIOTA PARA A AGRICULTURA

Os microrganismos participam em cerca de 80-90% de todos os processos que ocorrem no solo. Criam condições favoráveis para a germinação das sementes e crescimento do sistema radicular das plantas cultivadas, influenciando diretamente no rendimento das culturas. Comunidades microbianas associadas às plantas estimulam a sua produção e aumentam sua resistência a estresses abióticos e bióticos, apoiando muitos processos no solo.

Fonte: Microrganismos do solo: essenciais para produção agrícola, CropLife, acessado em: 04/11/2022

 

A microbiota do solo tem um papel essencial na ecologia e saúde do solo e cada vez mais pesquisas tem demonstrado seu potencial para aumentar a produtividade e rentabilidade das lavouras.

Na microbiota do solo está presente os microrganismos benéficos, os quais tem uma grande importância para a agricultura, eles são responsáveis por diversos processos de formação do solo, propiciando diversos benefícios no desenvolvimento vegetal, tais como:

  • Realizar a ciclagem de nutrientes;

  • Liberar nutrientes em forma disponível para as plantas absorverem e assimilar;

  • Degradam substâncias tóxicas (presentes em defensivos químicos);

  • Melhora a nutrição das plantas em micronutrientes pela formação de complexos;

  • Exerce efeito promotor de crescimento;

  • Se associam de forma simbiótica com as raízes das plantas;

  • São responsáveis pelo controle biológico de pragas e doenças do solo;

  • Atuam na solubilização de minerais;

  • Contribuem para a agregação e estruturação dos solos.

Todos  estes benefícios que a microbiota do solo traz, quando se encontra em equilíbrio reduz custos com aplicação de fertilizantes e defensivos químicos.

Fonte: Microbiota do solo: o que é e qual seu benefício, Franchi,  2020, acessado em: 04/11/2022

COMO FAVORECER A MICROBIOTA DO SOLO?

Os diferentes sistemas de manejo agrícola têm grande influência direta sobre os micro-organismos presentes no solo. Podem diminuir, manter ou aumentar a população destes organismos, de acordo com o preparo e conservação do solo.

Utilizar produtos que não agridam o solo ou deixem alta carga de moléculas químicas favorece o aumento da sobrevivência de organismos benéficos, além do desenvolvimento das plantas.

Fonte: Microbiota do solo: o que é e qual seu benefício, Franchi,  2020, acessado em: 04/11/2022

FUNÇÕES DOS MICROORGANISMOS DO SOLO

A microbiota é responsável pela mineralização da matéria orgânica, circulação de componentes, síntese de proteínas e ácidos nucléicos, bem como transformação de nutrientes presentes no solo

Resumidamente, os microrganismos do solo atuam na decomposição da biomassa, circulação de elementos empregados na síntese das estruturas biológicas, disponibilização de nutrientes para as plantas, biodegradação de impurezas e manutenção da estrutura do solo. 

Os microrganismos da rizosfera melhoram a saúde das plantas e podem protegê-las contra patógenos. Eles também podem filtrar as águas residuais e desempenhar um papel na biorremediação.

Fonte: Microrganismos do solo: essenciais para produção agrícola, CropLife, acessado em: 04/11/2022

image-42.png

MITIGAÇÃO DOS GASES DO EFEITO ESTUDO

Entre os ciclos biogeoquímicos que a microbiota desempenha função importante, o ciclo do carbono se destaca na mitigação dos gases de efeito estufa. 

A retirada do carbono da atmosfera ocorre via organismos ‘fixadores de carbono’, principalmente plantas fotossintetizantes e micróbios que utilizam a energia luminosa e compostos químicos para transformar CO2 em matéria orgânica, como açúcares. 

Enquanto, a queima de açúcares por meio da respiração dos microrganismos fornece energia para esses organismos e libera CO2 como subproduto. Este CO2 pode ser usado por plantas que cobrem a superfície do solo via fotossíntese e /ou são dispensados para o ar, juntando-se a outras moléculas de CO2 na atmosfera. Com isso, a captura de CO2 da atmosfera diminui o volume de um dos gases de efeito estufa e contribui para a mitigação das mudanças climáticas. 

Fonte: Microrganismos do solo: essenciais para produção agrícola, CropLife, acessado em: 04/11/2022

INTERAÇÕES DE MICROORGANISMOS E PLANTAS

A qualidade do solo pode ser definida como o equilíbrio entre alta atividade e alta biodiversidade microbiológica. Solos com alta qualidade desempenham um papel importante na proteção do meio ambiente, preservação da biodiversidade e boas práticas agrícolas.

Uma variedade de fatores do solo é conhecida por aumentar a disponibilidade de nutrientes e a produtividade das plantas. Os mais relevantes podem ser os organismos que constituem a comunidade microbiana do solo da rizosfera.  Ali se estabelece uma troca entre plantas e microrganismos, cada um auxiliando o outro no seu desenvolvimento e na sua permanência. Trata-se de uma simbiose entre as plantas e a microbiota do solo.

A interação ocorre quando os exsudatos da raiz atuam como substratos e moléculas de sinalização para os micróbios, criando uma relação complexa e entrelaçada entre as plantas e a microbiota. Cada microrganismo funciona em coordenação com a microbiota geral do solo para influenciar a saúde da planta e a produtividade das culturas. 

Fonte: Microrganismos do solo: essenciais para produção agrícola, CropLife, acessado em: 04/11/2022

bottom of page