top of page

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA

Toneladas de Cana por Hectare (TCH) é muito utilizado no setor sucroenergético, como parâmetro de produtividade, podendo ser utilizado como referência em uma parcela pequena, um talhão, média de produtividade da unidade ou de uma região.

O cálculo é realizado utilizando a quantidade de cana plantada ou colhida, dividindo-a pela área dedicada ao cultivo da mesma, é possível se estimar o TCH, já que o mesmo está relacionado diretamente ao rendimento dos canaviais, considerando-se que plantas mais vigorosas produzem mais em uma área, trazendo assim a importância de se alocar as variedades de cana em um solo que trará mais responsividade a mesma, evidenciando assim a importância de estratégias que visam a eficiência do uso do solo.

No cálculo do TCH real considera-se que um hectare (01 ha), em plantio de cana-de-açúcar, se tem seis mil seiscentos e sessenta e seis mil metros lineares (6.666 m lineares). Esse valor é obtido através da divisão de um hectare (01 ha) que contem dez mil metros quadrados (10.000 m²) pelo espaçamento das entrelinhas de plantio, que normalmente devido à mecanização da colheita, se usa como padrão no plantio da cultura, o espaçamento de um metro e meio (1,5 m) entrelinhas. Sendo assim, dependendo da área utilizada para análise, podemos fazer o cálculo de TCH utilizando a área colhida em hectare ou em metros lineares, utilizado quando se avalia a produtividade de colheita emparcelas.

Fonte: AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM VIAMÃO/RS, Fracaro, Lamb, Strassburger,  Lattuada, Büttow, Montero, Silva, Simposio Estadual de agroenergia, IV reunião técnica de agroenergia - RS

bottom of page